terça-feira, 26 de maio de 2009

quimioterapia

Quimioterapia é o método que utiliza compostos químicos, chamados quimioterápicos, no tratamento de doenças causadas por agentes biológicos. Quando aplicada ao câncer, a quimioterapia é chamada de quimioterapia antineoplásica ou quimioterapia antiblástica.
O tratamento Normalmente são realizadas aplicações em intervalos que podem variar entre uma e quatro semanas para dar tempo ao organismo de se recuperar. O tratamento é ministrado numa sala especial, ele pode ser administrado por via oral (através de comprimidos), através da veia (por meio de soro) e através de injeções intramusculares (dentre os três este é o mais raro). Efeitos Colaterais Perda de cabelo Diarréia Vômitos e náuseas Aftas
Dúvidas: O paciente pode manter relação sexual durante o tratamento? Sim. A quimioterapia não causa impotência sexual, o que pode levar o paciente a não ter relações está ligado à parte emocional e não física. Pode praticar atividades físicas? Não há nenhuma contra indicação, talvez ocorra do paciente ficar menos disposto. Pode engravidar durante a quimioterapia? Não. É de extrema importância que o paciente evite engravidar neste período, peça orientação ao seu médico sobre o melhor método de anticoncepção a ser usado por você, pois a quimioterapia pode resultar na má formação do feto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário